Precisamos falar sobre Mommy Burnout – O esgotamento das mães sobrecarregadas
A exaustão é um sentimento comum para Pais e Mães que conciliam trabalho e cuidado dos filhos. Algo que foi intensificado ainda mais com a necessidadedo isolamento social.
Mas você sabia que um cansaço exagerado pode ser um transtorno psíquico?
A partir do momento que essa exaustão interfere no cotidiano com problemas, desmotivação e altos níveis de estresse, é preciso prestar mais atenção e em alguns casos, uma avaliação médica.
Você já ouviu falar em: Síndrome de Burnout?
É um distúrbio psíquico causado pela exaustão extrema em ambientes de trabalho. Basicamente, é quando alguém “pifa” e sucumbe à pressão de cobranças excessivas internas e externas.
Mommy burnout: a síndrome do esgotamento da maternidade
Logo, o mesmo pode acontecer também com mães sobrecarregadas e que talvez se cobram demais para atingir uma expectativa irreal de “maternidade perfeita”.
O sintomas podem incluir: irritabilidade, falta de interesse, motivação e propósito, falta de prazer no cuidado com os pequenos, e pensamentos negativos frequentes.
Fonte: Blog Leiturinha
Há maneiras de aliviar o estresse e a pressão?
Primeiro, é preciso ter em mente que caso a criação dos filhos seja compartilhada com um parceiro, a responsabilidade também precisa ser dividida. E que a “maternidade perfeita” é uma expectativa irreal, já que mães são humanas e também erram.
- Peça e, principalmente, aceite ajuda!Você não precisa dar conta de tudo sozinha!
- Mantenha relacionamentos fora do seu grupo de maternidade. Converse e interaja sobre outros assuntos;
- Reserve um tempo só para você! Se você aceita ajuda, é possível ter alguns momentos para a sua individualidade!
E por último:
Jamais deixe de procurar auxílio médico apropriado. Afinal você não está sozinha!